quinta-feira, 22 de julho de 2010

Obra em três volumes sobre a História de Aparecida

Tudo tem um começo. E não seria estranho afirmar que a história poderia ter um inicio quando referida como obra publicada, principalmente aquelas que possuem caráter regional ou retrata uma comunidade definida.
Penso que obras regionais, muitas delas memorialistas ou de caráter positivista , devem obter, por parte do público especializado, um tratamento qualificado, porque representam intróito fundamental para a grande massa leiga que desconhece a história da sua própria comunidade.
É através do elementar e factual que nasce a curiosidade e, posteriormente, o aprofundamento. Mesmo para o público intelectual, que tem nessas obras informação que possibilita a descoberta de indícios que pode representar a base de uma teoria.
Tenho lembranças das inúmeras publicações históricas, regionais ou não, colocadas no mercado editorial durante as décadas de 1960 e 1970, que serviram de estímulo para gostar cada vez mais da pesquisa histórica. Foi delas que obtive subsídios para formar um pensamento mais apurado acerca da minha cidade e região.
E foi com informação e formação que a partir delas é que atualmente considero fundamental divulgar e valorizar obras iniciativas da história de um município, dentre ela, particularmente a obra, em três volumes, sobre a história de Aparecida, de autoria do Professor Benedito Lourenço Barbosa, intitulada “Nossas Origens – Três Séculos de História de Aparecida-SP”. Que pode ser considerada obra pioneira, por trazer informações inéditas sobre a formação e o desenvolvimento da cidade através do tempo. Isto, porque, anteriormente as publicações sobre a cidade sempre estiveram atreladas ao aspecto religioso, contando a história do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717, e o conseqüente desenvolvimento das atividades oriundas daquele achado. Portanto, uma obra geral e didática, que serve como estímulo para historiadores e pesquisadores, mas, sobretudo, para a rede pública de ensino, como parte integrante de um projeto que valorizasse o conhecimento da terra.
O primeiro volume traz a história do município a partir de 1645, quando teve inicio o povoamento de Guaratinguetá, chegando a 1745, ano da construção da primitiva capela de Aparecida em terreno doado por Margarida Nunes Rangel e outros moradores no entorno do morro dos Coqueiros; além de trazer informações genealógicas e transcrição de documentos.
No segundo volume, o leitor pode conhecer a história a partir de 1745, até a criação do Distrito, em 1891, destacando a história da antiga capela, vigários e capelães no período, a estação ferroviária, a economia e a educação no município de Guaratinguetá, os primeiros movimentos para a emancipação e as principais famílias.
E, no terceiro e último volume, fatos e pessoas desde a criação do Distrito até o Bicentenário da capela, ocorrido em 1945, destacando aspectos dos efeitos da urbanização na localidade, a política e o processo de emancipação administrativa, em 1928.
Um trabalho de esforço hercúleo durante mais de três anos em arquivos públicos, entrevistando e identificando fatos e pessoas, valendo o resultado.

2 comentários:

  1. Joaquim boa noite, gostaria de saber onde eu encontro essas obras.
    Mande a resposta no e-mail, por favor.
    Mais uma vez parabéns pelo blog, está muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Joaquim, tem alguma ideia de onde posso comprar esses livros?
    Estou pesquisando sobre Aparecida.
    Se puder, me envie por email: rodrigoalvarez@me.com
    Muito obrigado.
    Rodrigo Alvarez

    ResponderExcluir