quarta-feira, 14 de julho de 2010

Série Imagens para Pensar

Na história é fundamental o exercício de observação e, portanto, é interessante praticar vendo e fazendo a leitura de imagens de homens e mulheres do passado valeparaibano. Pela fotografia de pessoas que pertenceram ao mundo que não foi o nosso, produzidas na segunda metade do século XIX, pode-se inferir expressões do rosto e do corpo, as roupas, a postura e o ambiente retratado e, com isso, aprender um pouco de como viviam os nossos antepassados. Portanto, observe e tire as suas conclusões. Sempre que possível colocaremos algumas imagens do passado para pensar.


























O primeiro, da esquerda para direita, é o Coronel Antônio Pires Barbosa, nascido em Guaratinguetá e que se tornou chefe do Partido Conservador após a morte do Visconde de Guaratinguetá, em 1879. Era fazendeiro de café no bairro da Jararaca, e como era o costume da época, exerceu inúmeros cargos no poder judiciário local, como juiz de paz, juiz municipal e de órfãos, vereador e presidente da Câmara.

O segundo, é atribuído como o menino João Bapstista de Andrade, um dos inúmeros membros da família Andrade Almada, natural do município de Cunha, que teve este nome. Não ocupou cargo algum pelo que sabe. Parece ter vivido em Guaratinguetá. No momento da foto devia ter entre 13 e 15 anos, período em que o menino passava para a fase adulta e, portanto, já teria que se portar como um homem, com roupas sóbrias de acordo com a moda do final do século XIX.

Imagens: Acervo do Museu Frei Galvão/Arquivo Memória de Guaratinguetá.

Um comentário:

  1. Prezado Joaquim,
    Muito obrigada por sua visita e comentário ao nosso blog. Você (permita-me chamá-lo assim) não sabe o quanto nós ficamos felizes ao ver a imagem do Jovens na História no seu blog. Nós aprendemos muito com sites como o seu. Continue o seu belo trabalho e sempre que puder, faça-nos uma visita. Seu comentário será sempre bem-vindo. Abçs, Carla.

    ResponderExcluir