domingo, 4 de julho de 2010

Major Novais em Ruínas

Pasmem! O Museu Histórico Pedagógico Major Novaes está em ruínas, caindo parte a parte todos os dias. Um exemplo monstruoso do descaso público pela memória e a história do Vale do Paraíba. Um desrespeito ao ser humano, um exemplo de que o país não tem futuro.

O Museu Major Novaes localizado, em Cruzeiro-SP, está na iminência de cair totalmente, mesmo com as autoridades municipais passando todos os dias ao seu lado.
Considerável parte já não existe mais e agora está ruindo a parte central, sem que alguém tome providências a respeito. Os funcionários que lá trabalham nada podem fazer, a não ser rezar para não ter suas vidas em risco. São subalternos, não tem autoridade pública para manipular os milhões que a cidade não aplica todos os anos em obras necessárias ou que são desviados para não sabemos o que.
A história de Cruzeiro tem naquela construção um de seus marcos de civilização e urbanização e é um patrimônio que poderia ser desfrutado por toda a população, seja como veículo de entretenimento em sua ampla área verde ou como pólo de difusão cultural e educacional. Assim como um pólo de pesquisa regional ligando todas as cidades do Vale Histórico, pois em seu interior existe um importantíssimo acervo judiciário de documentos do final do século XVIII e inicio do XIX, abrangendo cidades como Silveiras, Cachoeira Paulista, Areias, Queluz, São José do Barreiro e Bananal.
É um museu que foi municipalizado pelo Governo do Estado e que hoje é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, e que tem o dever de elaborar projetos para salvar o prédio e toda a documentação existente, bem como, a partir daí, buscar recursos na iniciativa privada ou no Governo Federal para elucidar o assunto, já que recursos próprios dizem não ter!
Mas nada, por enquanto, aconteceu! Vozes solitárias bradam por uma solução e nem os interesses escusos dos tempos eleitoreiros estão na espreita por não dar voto. O que é burrice, pois com imaginação poderia render votos. Onde estão as classes políticas, os educadores, as universidades? Estão em berço esplêndido ensinando teorias que na prática pouco vale? Nas ruas abraçando criancinhas e distribuindo beijinhos como esmola?
É um absurdo num país que se diz moderno, que a história esteja no chão, igualmente ao povo que continua ao rés-do-chão.
Imagem: Museu H.P. Major Novaes - Cruzeiro. In: academiadobode.blogspot.com - acessado em 04/07/2010.

Um comentário:

  1. Sensibilizado pela notícia, gostaria de saber se, passado ano e meio, foi tomada alguma providência em defesa desse importante museu. Torço para uma resposta positiva.

    ResponderExcluir