quinta-feira, 8 de julho de 2010

Guichê Filatélico em Guaratinguetá

História e Filatelia são paixões amigas. Companheiras inseparáveis pela multiplicidade de temas que desperta a curiosidade e ensina pela observação e pela estética. Pode-se dizer que a filatelia é por excelência na divulgação dos acontecimentos do passado e do presente e, ousadamente, uma fonte primária muito específica da história por servir de mote para buscar informações mais de talhadas acerca da temática impressa nos selos. Além disto, remete indiretamente ao mundo das missivas, consideradas fontes históricas privilegiadas na historiografia e literatura atuais.
E, felizemente, foi inaugurado no dia 06 de julho de 2010, na Agência dos Correios de Guaratinguetá, um Guichê Filatélico para atender os amantes da filatelia e a todos que tenham curiosidade em conhecer e entrar no mundo maravilhoso dos selos. Já está em funcionamento, com variados produtos e com atendimento de qualidade.
Todo pesquisador, historiador e interessados tem acesso privilegiado, bastando pegar a senha específica na entrada da agência.
Em destaque selos e blocos dos duzentos da vinda da Família Real em 2008, a Presença Holandesa no Brasil e o Centenário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além de cartões postais alusivos aos selos, kit para colecionadores e classificadores com todos os selos lançados durante o ano.
Uma boa hora para estimular crianças e jovens na arte de colecionar selos, servindo como instrumento lúdico e didático nas escolas do município. Cada unidade escolar deveria ter sua coleção própria; todo professor poderia levar seus alunos para conhecer o trabalho de filatelia nas agências de sua cidade, e o governo deveria incentivar e subsidiar tal prática.
Imagem: Selo Comemorativo da Presença Holandesa no Brasil, 2009. In: www.correios.com.br/selos/selos_postais/selos_2009/selos2009_18.cfm (acessado em 07/07/2010).

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Adorei o blog. Eu e meus alunos estamos seguindo e enviamos nosso abraço de sucesso. Parabéns.
    Roberta

    ResponderExcluir