terça-feira, 1 de junho de 2010

Série “Notícias do Brasil nas Caricaturas de Rodrigues Alves”


Daqui uns dias, para você.


No link ao lado.

Para valorizar a utilização de fontes iconográficas na pesquisa histórica, principalmente a caricatura, que teve uma importância fundamental na primeira década do século XX como instrumento de crítica e sátira na imprensa brasileira, é que elaboramos a ideia de uma série mostrando a história do Brasil e de sua capital durante a presidência do Conselheiro Rodrigues Alves. Entendemos ser uma maneira agradável de analisar o período e, bem como, um excelente exercício de interpretação da imagem para o seu na história. Um instrumento que, sem dúvida, mostra facetas da história do país, da imprensa e dos artífices dos desenhos. É bom lembrar que a imagem pode e deve gerar interpretações diferentes, mas refere-se a fatos concretos que devem servir, também, para visualizar as nuances impressas nos menores detalhes. São símbolos e sinais emblemáticos que escondem indícios de verdades que, por vezes, nos escapam durante a análise.
E no que se refere às caricaturas de Rodrigues Alves a riqueza de informações é imensa, sobretudo nos anos agitados da urbanização do Rio de Janeiro e da Revolta da Vacina. Dois episódios levados a cabo por Rodrigues Alves, que repercutiram positiva ou negativamente em vários setores da sociedade, mostrando cenários e pensamentos diferentes ou similares e os embates recíprocos entre eles. Fatos que, na verdade, atingiram, sobretudo, a população que, embora ciente da opressão do governo, aparecia também bestializado e ignorando os motivos de todas as mudanças que estavam acontecendo. E, que os discursos da imprensa e de grupos políticos, contrários ao projeto de governo de Rodrigues Alves, se aproveitaram para incendiar ainda mais os ânimos.
Portanto, a série quer incentivar a leitura daqueles fatos do governo Rodrigues Alves, como também incitar o imaginário do leitor em busca de releituras sobre a história, tendo como base a observação das imagens, das indagações que elas podem gerar e, assim, possibilitar e despertar o interesse pela busca por respostas em pesquisas bibliográficas e documentais.
Para auxiliar, estarão ao lado das imagens pequenos textos introdutórios para entender alguns aspectos pertinentes ao assunto da imagem.

Um comentário:

  1. Brilhante iniciativa, chama a atenção pela criatividade e "beleza". Penso que associar a História a arte (desenhos) constitui uma ferramenta bastante útil para estimular a pesquisa e entendimento.
    Parabéns pela iniciativa, mesmo não sendo da área de História, esse blog fez com que eu me tornasse um apaixonado por essa arte.
    abraços
    Tonho França

    ResponderExcluir