terça-feira, 8 de junho de 2010

A Cidade de Bananal e a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1930 - Memória para ser Resgatada

O Vale do Paraíba Paulista foi o celeiro de personagens notáveis pelo exercício de suas profissões. E não são poucos. Não há espaço para elencar todos. Mas seria interessante pensar em resgatar e registrar muitos nomes que a lembrança diluiu com o passar dos anos. Até o momento não foi sistematizado nenhum projeto semelhante.
E, a justificativa parte da premissa que a memória pode ser breve e diluída, ou permanente sofrendo modificações ao longo do tempo. Não existe o esforço para a sistematização usual dos acontecimentos menores e insignificantes, seja do passado ou no presente.
A história oral tem-se preocupado, mas seu método ainda é limitado e um tanto parcial no que diz respeito ao sujeito que busca e manipula as informações, quanto ao objeto do trabalho ou pela seleção dos indivíduos entrevistados. O fato é que estamos aquém da realidade.

Dos personagens do Vale do Paraíba que a memória não registrou para as gerações futuras e que devemos resgatar está Píndaro Rodrigues de Carvalho, um legítimo bananalense que foi o técnico da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo de 1930.
Foi médico reconhecido, futebolista e escritor. E, nessa última foi o autor do pequeno e pouco conhecido livro “O Caminho Novo: Povoadores do Bananal”. Sendo, um dos primeiros, senão o pioneiro, a elaborar, em estilo positivista, a obra que resgatou a história e a genealogia da sua cidade natal. Um homem que valorizou sua terra através da pesquisa histórica, do futebol e da medicina.



Por isso, por ocasião do inicio de mais uma Copa do Mundo, é necessário lembrar o homem que conciliou futebol e cultura com imenso talento e que precisa ser resgatado por sua história pessoal e por ter valorizado homens e fatos que a memória esqueceu.
Aos alunos de história e historiadores se deve reputar a missão de resgatá-lo, assim como a tantos outros, renovando, dessa forma.

4 comentários:

  1. Muito oportuno essa matéria, e aliás pouquissimas pessoas tem conhecimento disso.
    Achei muito interessante Joaquim, você fazer um blog assim fica mais facil para nós(alunos ou pesquisadores) saber um pouco mais de nossa história e de nossa cultura. Parabenizo você pela iniciativa e agora vou passar para os meus colegas também. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Descobri seu blog e me interessei muito pelo conteúdo. Talvez possa me ajudar. Estou fazendo a genealogia de minha família, os Egydio de Carvalho. Meu trisavô era de Bananal, o Senador Paulo Egydio de Carvalho, assim como seu irmão Caetano. Como poderia encontrar mais informações sobre eles? Gostaria de pesquisar mais a respeito.

    Fico no aguardo de uma resposta.

    Grata pela atenção.

    M. Beatriz de Carvalho Galvão

    b.201061@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estava esquecendo.... como posso adquirir este livro?

    Att. Beatriz

    ResponderExcluir
  4. Prezados, como posso ser convidado para acessar o blog ¨Bananal, my city, my history, my life". fico no aguardo

    ResponderExcluir