quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Arte Tumular Conta a Nossa História

Está sendo desenvolvido por Joaquim Roberto Fagundes, pesquisador do Museu H.P. Conselheiro Rodrigues Alves, e por Tonho França, escritor e poeta premiado, o “Projeto de Educação e Patrimônio Histórico de Guaratinguetá”, com o objetivo de levar para as escolas públicas e particulares da rede de ensino do município uma nova e diversificada maneira de aprender a história da cidade e, ao mesmo tempo, despertar o interesse em preservar o patrimônio histórico da cidade.
Em fase embrionária, a escolha do patrimônio piloto recaiu sobre o mais antigo campo santo da cidade, o cemitério Senhor dos Passos e sua diferenciada e democrática arte tumular, que receberá o nome de “Arte Tumular no Cemitério dos Passos – Uma Vida que se Foi – Uma História que Ficou”.
A partir de um resgate fotográfico e de textos que serão produzidos sobre o tema, de exposições itinerantes e visitas “in loco”, o projeto pretende partir de algumas ideias sobre as possibilidades de utilização daquele patrimônio como instrumento de aprendizagem, principalmente a respeito de homens e mulheres, anônimos, ou não, que no cotidiano de suas vidas deixaram rastros que nos dizem muito sobre a história da cidade. E, a partir desse ponto, despertar nas novas gerações a importância de se preservar o seu rico acervo e, ao mesmo tempo, estudar os nossos antepassados pela via da observação e da leitura estética e lingüística das obras tumulares. Com o objetivo de aguçar o raciocínio pela via lúdica e observacional, procurando, assim, dar interpretações pessoais ou coletivas sobre os símbolos produzidos pela mentalidade e pelo imaginário de uma época. Enfim, uma forma de produzir e aprender a história, utilizando e preservando o patrimônio histórico da cidade.
Foto: Joaquim Roberto Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário