quarta-feira, 30 de junho de 2010

A Estátua do Conselheiro Rodrigues Alves

Na praça principal de Guaratinguetá existe o marco de um dos principais filhos da cidade, a estátua do Conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves, Presidente da República entre 1902 e 1906.
A obra foi o resultado de uma campanha para dignificar e perpetuar a imagem do homem público que ocupou diversos cargos no Império e na República do Brasil, entre eles: Presidente da Província de São Paulo (1888), Ministro da Fazenda (1894-1896), Presidente do Estado de São Paulo (1900 e 1912-1916), entre outros.
A partir de 1921 foi constituída a Comissão Executiva do Monumento ao Conselheiro Rodrigues Alves, ficando como tesoureiro responsável Nero de Almeida Senna, titular do Cartório de Imóveis do município.
A inauguração ocorreu em 07 de julho de 1923 em solenidade festiva reunindo a sociedade local, alunos e autoridades.
Homero Sena (p. 242), no seu livro de memórias, “Um mineiro de Guaratinguetá”, transcreve a notícia publicada pelo jornal “Correio Paulistano” a respeito da obra e da solenidade de inauguração:
“Inaugurou-se ontem em Guaratinguetá, na principal praça desta cidade, a estátua do Conselheiro, mandada erigir em sua terra natal por subscrição pública entre os conterrâneos, amigos e admiradores do grande brasileiro. Todo o monumento, que é de bronze, sobre pedestal de granito, tem as seguintes dimensões: largura de meio fio, 4,60 m; largura da 1ª moldura, 3,80 m; altura, 4,60 m. O trabalho é da lavra do escultor Antônio Pinto de Matos... O ato inaugural revestiu-se de grande solenidade, precedendo a cerimônia missa campal rezada na própria praça, pela manhã, à qual assistiram as autoridades municipais e militares, a família do homenageado, corpos docentes e discentes dos estabelecimentos de ensino, além de grande multidão. A figura acha-se de pé, em atitude normal, apoiada a destra em uma coluna. A base assemelha-se a uma pirâmide de vértice truncado. Todo o vulto está envolto em riquíssima bandeira nacional, de seda e ouro, a mesma que lhe cobriu o esquife por ocasião do cortejo fúnebre, oferta do Governo do Estado”. Na face fronteira ao pedestal lê-se a seguinte inscrição ‘Ao seu grande filho, Conselheiro Rodrigues Alves, Guaratinguetá’. Na face oposta, os nomes de Rio Branco, Oswaldo Cruz e Pereira Passos, seus eficientes colaboradores no quadriênio em que exerceu a Presidência da República, circundados por uma coroa de loros”.
O Barão do Rio Branco foi Ministro das Relações Exteriores e um dos grandes nomes da diplomacia brasileira na questão das fronteiras do Brasil, juntamente com Joaquim Nabuco. Exerceu cargos consulares na Inglaterra e na Alemanha.
Oswaldo Cruz, médico sanitarista e cientista, nascido em São Luiz do Paraitinga-SP, foi o responsável pelo serviço de higienização da cidade do Rio de Janeiro durante a Revolta da Vacina, exterminando a febre amarela da capital Federal.
Pereira Passos foi nomeado Prefeito do Rio de Janeiro por Rodrigues Alves, e como engenheiro remodelou a cidade do Rio de Janeiro, abrindo vias de circulação no centro da cidade, como a Avenida Central (atual Av. Rio Branco). Sua gestão frente ao governo municipal trouxeram conflitos políticos e sociais, motivados por ações incisivas conhecidas como “bota abaixo”, ocasião em que mandou derrubar milhares de prédios coloniais considerados pardieiros e focos de doença e prostituição.

Joaquim Roberto Fagundes

Imagem: Inauguração da Estátua de Rodrigues Alves (1923) In: SENNA, Homero. Um Mineiro de Guaratinguetá”, p. 255.

Referência Bibliográfica

SENNA, Homero. Um Mineiro de Guaratinguetá. Rio de Janeiro, Edição do Autor, 1974.



Nenhum comentário:

Postar um comentário