sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Fazenda São Francisco – São José do Barreiro
Registro de Terras– 1856

A Fazenda São Francisco, no município de São José do Barreiro-SP, é uma das mais antigas fazendas do chamado “Vale Histórico”; em atividade desde 1813, segundo data gravada em uma das portas de entrada. No mesmo período em que o café adentrava o Vale do Paraíba, nas vilas de Bananal, São José do Barreiro e Areias.
Sua origem pode ser estabelecida a partir de documento existente no Arquivo Público do Estado de São Paulo, no conjunto denominado “Registros de Terras”, datado entre os anos de 1856-1857, cuja existência se justifica através da Lei Imperial nº 601, de 18 de setembro de 1850. A referida obrigava a todos os proprietários de terras a declararem suas posses perante o vigário da vila, que estaria incumbido de registra-las em livro próprio e posteriormente encaminha-lo para o Governo Provincial. Foi uma maneira sutil que o Governo Imperial teve para validar e revalidar áreas ocupadas, fosse por posse ou por título de sesmaria.
Desta forma, durante o ano de 1856, os proprietários da vila de São José do Barreiro declararam suas terras junto ao vigário da localidade. E entre os registros encontra-se a declaração de Antônio Ferreira de Souza, proprietário da Fazenda Carrapato naquele ano, com as informações de origem, tamanho da propriedade, tipo do imóvel e as confrontações do imóvel, como abaixo transcrevemos do livro original, em homenagem aos atuais proprietários, Eliana e Walton Ferreira Leite Júnior, que a mantêm de maneira excepcional.
Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo – Registro de Terras de São José do Barreiro.
Imagem: Foto de Andreia Marcondes - da esquerda para a direita: Professor Francisco Sodéro Toledo (IEV), Eliana Ferreira (proprietária), Joaquim Roberto Fagundes (IEV) e Heloísa Guimarães Freire (IEV), tendo ao fundo uma das laterais da fazenda (por ocasião das atividades do pré-simpósio 2013, do Instituto de Estudos Valeparaibanos, realizadas no entorno da sede).

2 comentários:

  1. Joaquim, fantástica essa verificação. Sabemos que, pelo único livro sobre São José do Barreiro, que a posse de terras se deu no SÉC. XVIII, através de cartas de sesmaria de 1792 e 1796 que foram em nome do pai do Cel. João Ferreira de Souza, Joaquim Ferreira Guimarães. A ocupação dessas terras é que foi no início do século XIX. Pela sua pesquisa, somente comprovou - se a posse da terra quando o Império precisou mapear suas propriedades. Você bem que poderia ser mais extensivo na pesquisa sobre a Fazenda São Francisco. Vamos conversar sobre isso? Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Joaquim, fantástica essa verificação. Sabemos que, pelo único livro sobre São José do Barreiro, Vale Histórico Paulista, que a posse de terras se deu no SÉC. XVIII, com cartas de sesmaria de 1792 e 1796, para o pai do Cel. João Ferreira de Souza, Joaquim Ferreira Guimarães. A ocupação dessas terras é que foi no início do século XIX. Pela sua pesquisa, somente comprovou - se a posse da terra quando o Império precisou mapear suas propriedades.
    Penso que seja o escrito mais antigo sobre a Fazenda São Francisco, então nomeada Fazenda Carrapato, devido ao córrego de mesmo nome que nasce em suas terras, a atravessa e (atualmente) desagua na Represa do Funil.
    Infelizmente, ainda falta muito estudo e pesquisa para total conhecimento histórico da Fazenda São Francisco. Não se sabe, por exemplo, quando se deu a mudança no nome da fazenda.
    O mais antigo documento que possuímos é o inventário do Capitão mor Antonio Ferreira de Souza, de 1870.
    Com sua pesquisa a História, retrocedendo, avançou 11 anos !
    Parabéns, Joaquim!
    Foi enorme nossa satisfação ! Obrigada por.

    ResponderExcluir