quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Rodrigues Alves em Caricaturas - Por ocasião da Escolha dos Ministros - 1902

Francisco de Paula Rodrigues Alves foi escolhido pelo Partido Republicano Paulista (PRP) para concorrer ao cargo máximo da República, em substituição a Campos Salles, que realizara um governo de austeridade com intuito de equilibrar as finanças públicas combalidas durante o governo dos três primeiros presidentes. O que deixou o país em condições satisfatórias, possibilitando ao governo seguinte a realização de obras de grande envergadura.
A eleição realizou-se em 1º de março de 1902, obtendo o Conselheiro Rodrigues Alves a totalidade de 592.039 votos, contra 288.285 do seu adversário, o mineiro Afonso Pena.  Resultado esse que, embora mostrasse a força política paulista, não refletia o acirramento nos bastidores por um nome de consenso nacional. Os tramites das trocas e favorecimentos aconteciam sem que muitas das vezes a opinião pública pudesse ter informações corretas. O que também ocorria durante o processo de escolha dos novos ministros por parte do presidente eleito.
E neste último caso, entre a efetiva eleição e a posse na presidência, Rodrigues Alves recolheu-se, na maior parte do tempo, na sua residência de Guaratinguetá, com o objetivo de escolher os nomes de acordo com o seu pensamento. Competentes políticos nos quais pudesse depositar total confiança para executar o seu ambicioso plano de governo: o saneamento e a modernização da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo Afonso Arinos de Melo Franco (1), a escolha de um ministério que afirmasse o pensamento do estadista fora trabalho delicado, principalmente pelos acontecimentos políticos decorridos no final do mandato presidencial de Campos Salles, principalmente a escolha de um novo vice-presidente (o eleito fora Silviano Brandão, falecido antes de tomar posse).
Rodrigues Alves fechara-se em sua cidade natal, consultando um ou outro elemento da sua confiança, enquanto os boatos fervilhavam por todo o país e que a imprensa da época ajudou a propalar, demonstrando por informes e imagens como se dava tal espírito de disputa por um cargo ministerial. Vários nomes foram cogitados, prevalecendo, porém, a vontade do presidente eleito, que primeiro convidou o Barão do Rio Branco para ocupar a pasta das Relações Exteriores.
A imagem acima atesta o cerco que se tentou fazer em torno de Rodrigues Alves no período, utilizando-se da situação de viuvez do Conselheiro, um dos motes explorados pela imprensa da época com o objetivo de representar os perigos de um presidente sem companheira, oriundo de terras caipiras. Além de completar com a ideia do que representava o jogo de poder no período: uma verdadeira brincadeira como peões no tabuleiro de xadrez.
(1) FRANCO, Afonso Arinos de Melo. Rodrigues Alves: Apogeu e Declínio do Presidencialismo. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora/São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1973. p. 204.
Imagem: Revista “O Malho” – nº 71 – 1902 – Acervo Biblioteca Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário