terça-feira, 12 de agosto de 2014

A Atenas do Vale do Paraíba na Mídia Nacional

Luiz Arrezi
Locutor da Rádio Clube Guaratinguetá
Revista Fon-Fon - 1943
Acervo Biblioteca Nacional
A cidade de Guaratinguetá já teve o seu auge cultural na primeira metade do século XX, reconhecida como a “Atenas do Vale do Paraíba” por possuir importante núcleo de formação educacional, escritores e artistas de renome estadual e nacional. Tudo atestado por memorialistas e pelos grandes veículos de comunicação no Brasil. Foi o período de efervescência dos estudos clássicos e humanistas, quando obscuros jornalistas, professores e outros profissionais das ciências humanas alcançaram méritos no mundo das letras nacionais, como por exemplos: Brito Broca (crítico literário reconhecido), Francisco de Assis Barbosa (membro da Academia Brasileira de Letras) e professores formados na antiga Escola Normal de Guaratinguetá. Assim como pintores, cantores e locutores de rádios: Ernesto Quissak (pintor e escritor), Gastão Formenti (cantor) Luiz Arrezi (cantor de música brasileira, contratado da Rádio Clube de Guaratinguetá); e os locutores da mesma rádio – Walter Horta (locutor-chefe e ator do “Teatro no Ar” - 1942) e Maria Eugenia (locutora, rádio-atriz e diretora do Programa “Da Mulher para a Mulher” – 1942).
Um município que fornecia ensino de qualidade para a região e oferecia o mundo para os jovens. Diferente da atualidade, onde viceja o mais completo descaso com a educação, com a cultura e com o patrimônio histórico. 
Parte de uma memória que é preciso destacar o objetivo de traçar metas culturais para o futuro da cidade de Guaratinguetá, contando com as mais importantes premissas modernas nessas áreas, visando atingir a comunidade de forma ampla.
As imagens abaixo legitimam o texto acima. Foram publicadas pela famosa revista “Fon-Fon”, produzida no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX e em parte da seguinte.  
 
 
Gastão Formenti - 1940
Revista Fon-Fon
Acervo: Biblioteca Nacional
Instalação do Núcleo Guaratinguetá da Associação Brasileira de Escritores
Presidência: Professor Ernesto Quissak
Revista Fon-Fon - 1948 - Acervo: Biblioteca Nacional
 
Walter Horta e Maria Eugênia - Rádio Clube
Revista Fon-Fon - 1942
Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário