segunda-feira, 16 de abril de 2012

Centenário do Gênio Mazzaropi

Não existe um ator que melhor expressou a nossa cultura regional do que Amácio Mazzaropi, o eterno Jeca inspirado em Monteiro Lobato.
Sua genialidade não está somente na brilhante carreira como ator e diretor de cinema, mas, sobretudo por sua erudição e talento em transformar ideias em elementos palpáveis do cotidiano. Como ninguém, ele trouxe o pensamento de épocas distintas para a linguagem do público e por isso sobrevive como um representante de uma classe em extinção: de homens astutos, sem preconceito e com uma identidade que transcendeu em vida sua origem italiana. Um verdadeiro cosmopolita, que aceitou e interagiu magnificamente com o povo brasileiro, com filósofos e com o homem simples do meio rural. O ator que pelos atos bradou “Viva o povo brasileiro”.
Prova disso, o famoso “Candinho”, uma síntese entre o homem de herança colonial, com sua sabedoria pela experiência de vida, e Voltaire, pela personagem homônima “Cândido”; a pureza no acreditar nas pessoas e de que na vida tudo acaba da melhor forma possível.
Mazzaropi equiparou-se com o grande mestre Monteiro Lobato, e foi além, ao elevar conceitos implícitos ao nosso viver, dando-lhe importância acima dos preconceitos. Um mestre que nos fez e faz raciocinar.
Nossa homenagem ao Centenário do seu nascimento, com sua imagem eterna, confirmando que sua sagacidade é para além dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário