sábado, 15 de maio de 2010

Leitura e Interpretação de Documentos - Ofício do Historiador

Aconteceu nos dias 13 e 14 de maio no Centro Universitário Salesiano de Lorena a Oficina "Leitura e Interpretação de Documentos: Ofício do Historiador, coordenada por Joaquim Roberto Fagundes, pesquisador do Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves, de Guaratinguetá. Como parte integrante da X Semana Cultural das Licenciaturas, que teve como principal tema "Ser Educador que Compromisso é Esse?.

Participaram do evento os alunos dos três anos do Curso de História, de outros cursos e ex-alunos.
O objetivo principal foi introduzir os alunos no mundo da diversidade documental do Vale do Paraíba, através de exercícios de identificação da tipologia, paleografia, leitura e interpretação.
Com a orientação coordenador e divididos em grupos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer documentos oficiais, correspondências pessoais e comerciais, escritura de venda de escravo, caricaturas, gravuras, publicações do século XIX e fontes documentais disponíveis pela internet, como os maços de população de Guaratinguetá (1809), existentes no Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Munidos de máscaras e luvas, os alunos, na conclusão, escreveram textos colocando os resultados sobre o contato que tiveram com os assuntos presentes em cada documento e que serão publicados nesse blogger.
O interesse dos alunos foi NOTA 10.

Um comentário:

  1. Somos da diretoria do Instituto de Pesquisa Histórica Regional, IPHR e queremos informar que seu blog foi um dos indicados para concorrer ao selo de melhores blogs de história 2010, se for selecionada receberá o selo e apoio cultural. Parabéns! Estamos realizando uma valorização da cultura digital! Nossa presidente ira passar pessoalmente nas páginas comentando, Abraços!

    ResponderExcluir