domingo, 23 de maio de 2010

Museus e Universidades na Busca da Harmonia Social

Para marcar a passagem da 8ª Semana Nacional dos Museus (17 a 23 de maio) e o Dia Internacional dos Museus, o Museu Histórico e Pedagógico Conselheiro Rodrigues Alves, juntamente com sua gestora administrativa, a Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari, realizou no último dia 21 de maio a Palestra “Museus e Universidades na Busca da Harmonia Social”.
O evento ocorreu no auditório Padre Leôncio do Centro Universitário Salesiano de Lorena, reunindo alunos e interessados, sob a responsabilidade de Joaquim Roberto Fagundes, Assistente Técnico II do Museu Rodrigues Alves, que explicou a temática apontado que umas das principais preocupações dos museus na atualidade é a busca da harmonia social, o respeito pelas diferenças e pelas diversidades do homem e da cultura brasileira.
Na oportunidade, o palestrante mostrou, também, o mundo dos museus e os novos conceitos e ideais que norteiam o trabalho dessas instituições e o seu interesse em estabelecer vínculos com os mais diversos setores da sociedade, em especial com as universidades, por ser um pólo privilegiado na formação de educadores e de agentes em potencial para a elaboração e desenvolvimento de trabalhos pedagógicos nos museus. Sugerindo a partir dessas premissas, o estabelecimento de propostas para a realização de um trabalho em conjunto, Museu e Universidade, com o objetivo de estreitar os laços entre as instituições, contribuindo, dessa forma, para intensificar o ideário de valorização do homem e de sua formação política e social como elementos integrantes de uma educação mais aberta, participativa e formativa da consciência cidadã.
Desse encontro, com a contribuição dos professores de História Hamilton Rosa e Tadeu Miranda, resultou uma importante participação do público presente, emitindo opiniões que colaboraram para o estabelecimento de algumas diretrizes em torno do tema, entre elas, a formação de um grupo de trabalho sobre museus dentro da universidade, com a participação do Museu Rodrigues Alves, e a realização de um encontro regional para discutir uma política de colaboração entre museus e universidades no Vale do Paraíba.

Um comentário:

  1. Penso que esse novo olhar dos Museus é de grande benefício para a Sociedade. Parabéns Joaquim pelo artigo, nós que conhecemos a realidade do interior torcemos para ver o Museu cada vez mais vivo, mais vibrante.
    Meu respeitoso abraço
    Tonho França
    Poeta e Editor.

    ResponderExcluir