terça-feira, 31 de julho de 2012

Dinâmicas centrípetas e centrífugas na formação do Estado monárquico no Brasil

O presente artigo compartilhado, possui interesses múltiplos; e especificamente para o Vale do Paraíba pode ter significado pelo objeto de estudo e métodos de abordagem. Vale lembrar que poucos estudos existem sobre a política na Capitania e Província de São Paulo no século XIX e a leitura do texto indicado serve como referência.
Além disto, existe uma documentação infinita neste sentido, principalmente no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Entre tantas fontes citamos o fundo "Ofícios Diversos", que começa em torno da década de 1820 e se estende por quase todo o século XIX, trazendo toda as interlocuções entre o Governo da Província e os munícipios. E nos arquivos da região destacam-se as "Atas da Câmaras Municipais", conjunto que reflete questões amplas sobre administração e política locais; embora nem todos os municípios atuais possuam tais fundos.
Revista Brasileira de História - Dinâmicas centrípetas e centrífugas na formação do Estado monárquico no Brasil: o papel do Conselho Geral da Província de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário