terça-feira, 22 de maio de 2012

Simpósio de História do Vale do Paraíba

O IEV, Instituto de Estudos Valeparaibanos, organiza há 40 anos o Simpósio de História do Vale do Paraíba congregando as regiões do vale paulista, do vale fluminense e das alterosas mineiras nos limites com a bacia do Paraíba do Sul.

Neste ano de 2012 o Simpósio acontecerá nos dias 08 a 11 de Agosto na Faculdade Canção Nova em Cachoeira Paulista. O tema a ser tratado será: "Vale do Paraíba: A memória do trem".

Cachoeira Paulista conta com patrimônio de valor inestimável relacionado com o transporte ferroviário: trata-se de estação, abandonada em estado precário, que serviu de baldeação em fins do Século XIX início do Século XX de pessoas e de mercadorias que percorriam a Estrada de Ferro D. Pedro II, vinda do Rio de Janeiro, e da Estrada de Ferro do Norte, que saía de São Paulo.

O XXVI Simpósio de História do Vale do Paraíba será oportunidade para apresentação de trabalhos acadêmicos com as mais variadas modalidades realizados por alunos de graduação e de pós-graduação, por pesquisadores que se interessam pela preservação da memória ferroviária e também para a defesa deste meio de transporte indispensável para o desenvolvimento do Brasil.
Prof. Dr. Henrique Alckmin Prudente
Presidente do XXVI Simpósio de História do Vale do Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário