segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Retornando para a Escrita da História

Prezados amigos

Um longo tempo passou. Nenhum texto postado ou divulgação necessária. Os compromissos de trabalho no Museu H.P. Conselheiro Rodrigues Alves e outros trabalhos impediram dedicação amiúde, refletindo a realidade de que não retomaria o compromisso que o blog se propôs desde a primeira postagem.
Reafirmo o compromisso na continuidade de comunicar e divulgar a história e a cultura valeparaibana, no sentido de colocar em pauta e visibilidade a necessidade que todos nós temos com a região, principalmente em proporcionar uma visão renovada dos estudos históricos e do patrimônio histórico documental.
A ideia é reiterar que estamos em atraso em comparação com outras regiões no que corresponde ao conhecimento da realidade, seja no passado ou no presente.
É preciso estar atento aos rumos da pesquisa histórica, que tem um desenvolvimento dinâmico, e que o Vale do Paraíba não está plenamente inserido, salvo casos isolados no universo acadêmico.
Nossos professores, alunos, doutores e a população em geral, estão à margem do processo de integração regional. E as instituições, em sua maioria, continuam estanques.
Em 2011 teremos o simpósio de história do Vale do Paraíba, com tema relacionado ao patrimônio documental e a sua pertinência com a educação, e tal momento será um apelo para a transformação e integração, no sentido de buscar com afinco uma compreensão real do seu papel desde o período colonial até a atualidade, como forma de reversão da inércia que a partir da segunda metade do século XX se instalou nas estruturas sociais de diversas localidades da região.
Por fim, espero continuar contribuindo com os fiéis seguidores, aumentando cada vez mais o raio de ação; que é claro necessita do seu apoio contínuo ao acessar o blog.
A todos, um ano repleto de sucessos e mudanças. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário