quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Descaso com a Estação Ferroviária de Guaratinguetá

Está em completo abandono parte da primeira estação ferroviária de Guaratinguetá, datada de 1877 e que a Prefeitura Municipal negligenciou em restaurar e revitalizar para o público, como parte de um complexo cultural que no local poderia ser construído. Muita coisa já está perdida e a estrutura está praticamente comprometida; principalmente o telhado, em alguns pontos. Assim como descaracterizada.
Numa cidade onde impera o tradicionalismo convencional e insconciente, parece algo contraditório deixar acontecer algo semelhante. E tal forma tradicionalista e preconceituosa atrasa o desenvolvimento econômico e cultural do município, tendo em consideração o potencial turístico e as oportunidades, daí advindas, para a realização de um número infinito de projetos na área da economia criativa e, consequentemente, de inserção de mão de obra qualificada para tal fim, possibilitando a geração de empregos em áreas alternativas ao setor industrial.
Tal constatação, óbvia por sinal, faz com que façamos aqui uma sugestão: Em vez de distribuir "santinhos" com o seus nomes, números, partidos, dar bom dia, e tomar café com a população, porque os políticos não assinam publicamente, com documento reconhecido em cartório, um termo de comprometimento para cuidar dos bens culturais da nossa cidade (os galpões da estação ferroviária por exemplo). Com certeza vocês estariam colocando em prática a honestidade e retidão de caráter para com a população. Ou será que não existe coragem? Caso seja eleito e não cumpra, poderemos entrar no Ministério Público exigindo o cumprimento do seu dever público. Quem se candidata?

4 comentários:

  1. Há algumas semanas, quando eu estava dando uma volta no centro com meu avô, vi que a porta da frente da ferroviária estava aberta. Eu entrei, é claro, na maior cara de pau. Lá dentro, ao invés de "Estação Ferroviária de Guaratinguetá", estava escrito na placa "Estação Ferroviária Junior Felippo". Ora, ridículo, não? - Meu avô achou um absurdo isso. Quero só ver depois da eleição...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Helenna, o fato é mais que um absurdo e mostra como a cultura local está relegada e possui um tom personalista medíocre e hediondo. Lutamos para que situações semelhantes possam deixar de existir. Fazemos tais denúncias e tomamos outras providências no sentido de que as futuras gerações possam possuir outra mentalidade e mude o atual estado de coisas. Dá asco ver o que vc. e o seu avô constataram. Obrigado por compartilharem dos mesmos ideiais.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Joaquim. E o pior é que fazer denúncias não surtem efeito algum, ouso dizer. Já foram várias as vezes em que fizemos denúncias à prefeitura sobre diversas situações; eles sequer se dão ao trabalho de nos ouvir.

    De que adianta pintar as guias, limpar as ruas e podar as árvores agora, véspera de eleição? A prefeitura passou 4 anos fazendo nada - absolutamente nada! É um descaso para conosco!

    Mas pior do que Lorena não estamos - pelo menos o prefeito daqui não fugiu e deixou o vice assumindo! rsrs

    ResponderExcluir
  4. É LAMENTÁVEL A SITUAÇÁO EM QUE SE ENCONTRAM ESSA E DEZENAS DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS. ESTÃO COMO QUE À ESPERA DE UM MILAGRE!

    ResponderExcluir